quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Osteoporose tem tratamento





Osteoporose tem tratamento e deve ser prevenida desde cedo, doença que atinge 10 milhões de brasileiros - sendo 3 em cada 4 doentes do sexo feminino. Muitas vezes, ela não é detectada com antecedência e pode gerar ainda mais problemas. E boa parte da falta de prevenção e diagnóstico é decorrente de crenças sobre a doença que não deveriam ser levadas ao pé da letra.

Por ser uma doença que não possui sintomas e, na maioria das vezes, só é descoberta quando ocorre uma fratura no corpo, é preciso redobrar a atenção na prevenção. Segundo o Dr. Bruno Muzzi Camargos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Desintometria Clínica e Coordenador do setor de Desintometria Óssea do Hospital Mater Dei de Belo Horizonte, já há maneiras de diagnosticar a osteoporose sem que a pessoa sofra alguma lesão óssea. “Como é silenciosa, medidas preventivas são necessárias”, confirma.

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 10 milhões de brasileiros são vítimas da osteoporose e, apenas em 25% dos casos ela é diagnosticada antes de alguma lesão óssea. Anualmente, ocorrem 1,5 milhões de fraturas causadas pela doença, número maior que a soma de incidências de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e câncer de mama.

Nenhum comentário: