sexta-feira, 29 de julho de 2011

Desvio...




Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos não mais altos que os seus caminhos” Isaías 55:9

Todos nós passamos por testes e provas. Naturalmente falando, toda escola que conheço ensina a lição depois aplica o teste, para poder ver o nível de aprendizado do aluno. Descobri que na vida cristã, o teste é aplicado antes e a lição vem depois. Isso indiscutivelmente tem um preço.

Exitem épocas que tudo o que fazemos parece dar errado, independente do quanto oramos ou cremos, as aflições virão, é bíblico. Aprendi que há momentos em que o Senhor simplesmente não nos permite ser frutíferos, da mesma maneira que acontece com as plantas que tem sua estação de produção.

Ele usa esse tempo de esterelidade temporária para destruir qualquer atitude de orgulho e independência ou intenção errada em nós. Morei na Florida por oito anos depois desse tempo mudamos para o Norte do país, onde o inverno é intenso, chegamos em Janeiro quando os termômetros estão abaixo de zero, em seu ápice. Nossa nova casa tinha um jardim e todas as plantas e árvores pareciam estarem mortas, somente gravetos cobertos de neve. Viajamos em meados de Fevereiro para o Brasil, debaixo de uma nevasca que de tão forte o vôo foi cancelado, voltamos em meados Abril, primavera, e descobrimos que tínhamos um lindo pessegueiro em formato de “donuts”, roseiras e folhagens lindas no jardim. Muitas vezes ficamos chocados porque passamos por estes momentos onde aos nossos olhos e dos outros aparentemente morremos, não produzimos absolutamente nada, o inverso seca nossos ramos, a solidão e angustia parecem corroer nosso ser, é momento de confiarmos totalmente no Senhor essa situação é temporária e vai passar.

Há momentos que não podemos fazer nada a respeito do que estamos vivendo, simplesmente apertar o sinto e passar pelas turbulências, quase que inevitavelmente “sobreviver”. É o que aconteceu com meu jardim, com pessegueiro e as lindas roseiras. Suas raizes estavam sendo preservadas para primavera.
Eu e meu esposo viajamos muito, mas prefiro viajar de carro me deleito numa estrada, me deleito numa paisagem bucólica, o único desconforto é encontrar “desvios ou retornos” eles nunca fazem parte dos nossos planos. Na vida “desvios temporários” na estrada podem se tornar excelentes oportunidades de renovação, consagração e maior compromisso com Deus, e um aprendizado que jamais teríamos em outra estação.

Em suma, o que um inverno rigoroso, ou um desvio na estrada geralmente proporciona é um atraso em nossos planos, mas creio que quando temos nossa vida no controle de Deus, ele tem o momento certo para o cumprimento de cada coisa. Nada está fora de “Seu planos”, Ele tem a “hora certa” para cada coisa acontecer. O momento de cada animal entrar na “Arca” construida, o exato momento da chuva cair sobre ela, o momento da libertação do povo no Egito , e o dia certo de Faraó chamar José na prisão. O que muitas vezes aos nossos olhos parece atraso, foi pré-ordenado pelo Senhor. Nossa certeza e segurança estao em saber que Ele é Soberano, Oniciente, Onipresente, e Onipotente, em Seu amor que é imcomparável, e em Sua misericordia que se renova a cada manhã.

Nenhum comentário: